As startups são criadas a partir do surgimento de soluções inovadoras para o mercado. Assim, o processo inicial de uma startup também é diferenciado dos modelos de empresas tradicionais, refletindo a evolução das novas tecnologias.
Foi por isso que surgiu o conceito de lean startup, ou “startup enxuta”, uma metodologia que ajuda a validar um novo modelo de negócios de forma extremamente ágil, com redução de desperdícios e orientada ao desejo dos clientes.
Só que é justamente na fase inicial de uma startup que muitas dessas empresas não conseguem seguir em frente, pois utilizam métricas tradicionais da contabilidade para avaliar o potencial de mercado do seu produto. É aí que entra em cena a chamada “contabilidade para inovação” (innovation accounting), com as ferramentas certas para apoiar a contabilidade da sua startup.
A contabilidade para inovação na prática
Para ajudar a impulsionar novos negócios e contribuir com os avanços tecnológicos, os profissionais da Reference Negócios se especializaram nas ferramentas e processos de contabilidade para inovação. Uma abordagem adaptada à realidade das startups, com ações específicas que vão muito além da contabilidade tradicional, como:
Fale conosco para saber como a Contabilidade para Inovação da Reference Negócios pode ajudar sua startup.